segunda-feira, 16 de março de 2015

A Saga da Placa - Dia 08

Bacana é quando você decide desistir...

Sexta de manhã, acordei e fui atrás de um lugar para fazer o tal laudo fotográfico. Uma amiga minha disse que fazia perto da casa dela:

- Passa aqui! Eu vou com você!

Muito bem. Passei lá e fomos juntas. Chegando no local descobrimos que eles não faziam esse tipo de laudo... mas, me indicavam um lugar que fazia e que eu teria desconto por ser indicada por eles. Fui direto pra lá e ai, mais uma facada:

- Fazemos sim, senhora, o laudo. Fica R$ 100,00 com o desconto.

Cem reais! Mas eu não tinha outra opção. Então sentamos na salinha de espera (que pelo menos tinha WiFi e balas Sete Belo) e aguardamos. Foi bem rápido e ela me chamou:

- Olha só, ta pronto. Mas deixa eu te explicar. O laudo sai como reprovado porque o carro esta sem a placa na frente. Você esta fazendo o laudo justamente por isso e ele lá no Ciretran sabem disso então não tem problema. Você leva assim mesmo e eles vão dar entrada porque o que interessa é a foto do motor que está ai. Depois que você fizer tudo e o carro estiver emplacado você traz aqui de novo só para tirar um laudo aprovado, sem custo nenhum se você vier dentro de um mês.

- Certo... não tem problema esse reprovado?

- Não, não tem. E mais uma coisa, quando você for buscar o documento olhe no campo “observações”, tem que vir o número do seu motor escrito ali, se não vier nem retira o documento porque está errado.

Paguei o laudo reprovado e fui direto ao Ciretran. Minha amiga comigo. Peguei a fila da triagem e a moça me mandou direto na fila como se eu fosse retirar o documento, era pra eu entregar o laudo lá. Algumas pessoas na fila.... e eu:

- Oi, boa tarde, vocês me ligaram ontem dizendo que o decalque do meu chassis não passou... e que eu tinha que trazer um laudo fotográfico. Eu vim entregar.

Ela abriu o envelope, olhou o laudo e sem pestanejar retrucou:

- Esse laudo não serve pra nada. Está reprovado.

- Então... Ele está reprovado porque o meu carro esta sem placa... por isso estou fazendo toda essa documentação.

- Mas porque seu carro está sem placa? Você tem que pedir a placa então.

- Eu estou tentando. Há quase duas semanas. Mas estou encontrando muitos empecilhos. Mas, a mulher da vistoria me disse que o laudo vem reprovado mesmo. Porque o que importa é a foto do motor.

- Bom, ta certo. Então você tem que preencher esses dois papéis aqui e reconhecer firma por autenticidade desse primeiro.

Eu juro que tive vontade de voar no pescoço dela, Porque não é possível que só porque tem 325 placas dizendo que desacato a funcionários públicos é crime que eles se sintam tão no direito de fazer um cidadão de idiota. Eu respirei muito fundo, muito fundo e perguntei:

- Reconheço firma das duas folhas?

- Não. Só da primeira.

Minha amiga pegou o papel e perguntou ela:

- Dessa folha aqui não precisa?

- Não. Só da primeira.

Ai eu sai da fila e falei pra minha fiel escudeira:

- Olha só, chega. Não quero mais isso. Vou vender esse carro pra um ferro velho. O cara vende as peças e já era. Não precisa de placa.

- Não Salemme, calma. Olha, tem um cartório do outro lado da ponte. Nem precisa tirar o carro do estacionamento. Deixa ai e vamos caminhando e você já traz o papel de volta. Ai não perdemos o dia.

Eu estava tão de saco cheio já, que não conseguia raciocinar mais. Então, meio que por inércia, fui caminhando até o cartório. Choveu. A gente não tinha guarda chuva. Chegamos lá absolutamente molhadas. Mas tudo bem. Eu reconheci a assinatura e voltei para o Ciretran. Peguei de novo a fila e quando entreguei o papel para a menina que estava lá (que já era outra) ouvi o que eu já devia esperar:

- Você tinha que reconhecer firma nas duas folhas.

- Não! Eu não tinha! Eu não tinha porque eu perguntei três vezes pra mulher que me atendeu aqui e pediu esse papel e ela confirmou que era só a primeira. Eu não vou voltar lá no cartório. Chega. Já perdi a conta de quantas vezes vim aqui e eu não aguento mais.,

- Quem falou que não precisava?

-  A mulher que me atendeu trinta minutos atrás. Uma senhora de óculos.

- Mas é que ela não trabalha aqui nesse setor

- E a culpa é minha? Ela que chamasse alguém pra ter certeza. Eu não vou embora sem resolver.

Ai, a fila já começou o barulho. Todo mundo falando que já tinha ido lá várias vezes, que eles fazem todo mundo de trouxa. (e o pior aqui foi a funcionária dizer: - Estou pra ver o dia que as pessoas vão resolver as coisas aqui num dia só. Todo munto vem pelo menos três vezes) Nisso, a menina que me atendeu das outras mil vezes me viu, perguntou o que estava acontecendo e tentou ajudar. Foi falar com o supervisor e voltou:

- Olha, como o seu caso tem laudo fotográfico vai passar com uma só reconhecida. Pode vir buscar seu documento na outra terça.

Ou seja, mais dez dias sem carro.

(Gasto do dia com estacionamento: R$ 12,00)


Continua no próximo capitulo.

Um comentário:

  1. Boa Noite Gostaria de fazer o teatro a saga da placa meus alunos, ficou muito bacana

    ResponderExcluir