terça-feira, 13 de agosto de 2013

Jornais antigos...

Bacana é quando você vai fazer passeios com seu amigo e descobre que ele é uma criança que adora brinquedos novos, ainda que vocês não saibam como mexer nesses brinquedos...

Fomos eu e o Leonardo no museu de arqueologia, não achamos muito legal não... bem chatinho lá...Mas quando saimos e vimos que ao lado ficava a biblioteca nacional e decidimos entrar pra ver.
E aí sim... É muito legal! Muito legal! Umas mesas muito legais, com apoios de livros sensacionais e aquelas estantes imensas cheias de livros! Começamos a olhar tudo e vimos uma porta... e entramos...
É uma sala com um monte de aparelhos estranhos e uns arquivos enormes. Dentro de cada gaveta do arquivo, tem um monte de caixinhas com datas e dentro das caixinhas uns rolinhos de filme, igual aqueles filmes de máquina fotografica de antigamente sabe? E ai descobrimos que cada filminho são arquivos de jornais da Irlanda desde mil oitocentos e nada!

Na sala tinham três pessoas utilizando as máquinas estranhas, que são como retroprojetores com uma mini tela acoplada pra você ler o jornal. Mais ou menos assim:



E ai o Leonardo não sossegou enquanto eu não concordei em ler pelo menos um jornal. Pegamos um filme e sentamos na frente de uma das máquinas e não conseguimos fazer nada... nem encaixar o filme em lugar nenhum... A gente tentava e tentava encaixar o filme num lugar lá (que parecia o mais apropriado) e quase quebramos uma parte...
Guardamos o filme (em uma gaveta qualquer porque o Léo não sabia de onde a gente tinha tirado aquele)... e decidimos ir embora.
Quando chegamos na porta pra sair, o Leonardo com aquela cara de cachorro que caiu da mudança e voltamos para a sala.

Pegamos outro filme (e guardamos bem em qual gaveta ele estava), passamos bem devagar atrás da mulher que estava fazendo uma pesquisa para tentar ver como estava encaixado o filme dela e sentamos na frente de uma máquina bem afastada. Tentamos, tentamos, tentamos... guardamos o filme e fomos embora.

Já estavamos fora da biblioteca, descendo as escadas e o Leo pediu pra gente voltar... Porque ele queria muito brincar...

Voltamos.

Pegamos outro filme e sentamos em outra máquina. E ai, eu resolvi girar uma alavanca lá e descobrimos um pino onde o filme se encaixava perfeitamente. Passamos o filme pela frente da lente da camera, encaixamos no outro lado, acendemos a luz e começamos a rodar o filme. Estava de ponta cabeça.

Quando apertamos pra rebobinar ele não enrolou, foi saindo tudo de uma vez, quase que amarrou nós dois no filme... Enrolamos com a mão mesmo e tentamos virar o filme. Passamos tudo outra vez acendemos a luz: continuava de ponta cabeça. Na nova tentativa de rebobinar novo fracasso e lá estava eu toda enrolada no filme de novo.






Comecei a enrolar de novo com a mão mesmo e quando eu estava acabando chegou um guarda atrás da gente... só ouvi a voz:

- Guys?

Pensei: danou-se! É agora que eu vou conhecer a delegacia da Irlanda.

- We are closing ok? (Estamos fechando ok?)

Eu estava tão gelada na cadeira que só balbuciei um “ok”, e tratamos de levantar rapidinho, guardar o filme e dessa vez fomos embora!

Mas... o Leonardo quer voltar lá...


Nenhum comentário:

Postar um comentário